A arte em um conflito político: mitologia e grafismo zapatista em Chiapas, México
DOI:
https://doi.org/10.59514/2954-7261.3045Palavras-chave:
gráfico, conflito político, nativos, mitos, zapatismoResumo
Este artigo expõe a relação entre a obra gráfica gerada a partir do movimento zapatista em Chiapas e as histórias míticas incorporadas no livro intitulado Relatos del Viejo Antonio, escrito pelo subcomandante insurgente Marcos. A intenção é mostrar como algumas das análises políticas que levaram à revolta armada desse movimento em 1994 passaram por um processo narrativo que deu origem a um sistema simbólico de ordem artística em que o pensamento mítico indígena foi integrado às ações políticas que transgrediram as fronteiras geográficas para se tornarem ícones de rebelião e paz no mundo, ainda hoje válidos.
Downloads
Referências
Bot, Y. L. (1997). Subcomandante Marcos. El sueño zapatista. Plaza y Janés.
Cultura Grimos. (2021). Julio Scherer entrevista al sub Marcos en 2021. [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=SsNH9uDxVyk
Gómez, M. (1996). El derecho indígena. La jornada.
González, P. (2003). Los caracoles zapatistas: redes de resistencia y autonomía (ensayo de interpretación). Memoria.
Internet Archive, (2022, 9 de enero). El mural mágico. https://web.archive.org/web/20070928193112/http://www.muraltaniperla.org/
Marcos, S. (1998). Relatos del Viejo Antonio. San Cristóbal de Las Casas: Centro de
Información y Análisis de Chiapas.
Martí, S. (2022). El muralismo zapatista: Una revuelta estética. Latin American Research Review, 19-41.
Rico, A. (2021). Ser zapaatista a lso 4 años. Socialización y subjetivación de niños tseltales. Linhas Críticas.
Ríos, C. (2020). Los colores de la rebeldía. Gustavo Chávez Pavón. Alteridades, 125-132.
Sánchez, C. (1998). Breve historia del Ejército Zapatista de Liberación Nacional. Estudios Latinoamericanos. Nueva época, V(9), 141-161.
Zires, M. (2000). Nuevas imágenes gudalupanas. Diferentes límites del decir guadalupano en México y Estados Unidos. Comunicación y Sociedad (DECS, Universidad de Guadalajara), 59-76.

