Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em portugal
Resumen
Neste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção dascompetências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do
ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica
comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os
estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada
para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam
unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal
em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais
de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências
e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia
e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de
aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas:
Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem,
Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência eAutonomia na
Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do
ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos
educativos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- La política de nuestra revista es de libre reproducción de todos los documentos
que se publiquen en ella (de forma total o parcial) siempre y cuando se cite
la fuente y sea con fines académicos, en este sentido todo autor o autora debe
expresar por medio escrito (electrónico o impreso) que autoriza publicar su
trabajo en nuestra revista y que conoce y aprueba sus políticas editoriales.
Esto implica la libre reproducción a partir de bases de datos o de una futura
versión electrónica.
- Los artículos remitidos no necesariamente serán inéditos, es decir, es factible
la recepción de algunos que hayan sido ya publicados.
- El artículo debe entregarse en formato electrónico, enviado por correo
electrónico a la dirección de la revista: eduperspectivas@ut.edu.co en Word sin
ningún formato y que contenga todo el material necesario para su evaluación
y publicación.
- El texto debe venir acompañado de un resumen de la hoja de vida de quien
o quienes lo escribieron.
- El escrito debe contener un resumen en español e inglés que no supere las
150 palabras. Se recomienda que en éste se indiquen los fines del estudio
o la investigación, los procedimientos básicos utilizados, los resultados más
destacados y las conclusiones principales del artículo.
- Se deben presentar e identificar entre 3 y 6 palabras clave en español y en
inglés.
- Los textos en idiomas distintos del español se publicarán en su idioma
original pero deberán presentar el resumen y las palabras clave en inglés y
español.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.